Segunda-feira é o dia da semana que alguns detestam, outros odeiam. Mas poucos sabem que o dia mais impopular da semana é também o mais prejudicial à saúde. Aquela inexplicável sensação de preguiça e indisposição que afeta boa parte dos mortais e os obriga a permanecer por mais tempo na cama pode causar problemas físicos e psicológicos, como estresse, sudorese, ansiedade e taquicardia.
Na maioria dos casos, a síndrome da segunda-feira já começa no dia anterior. Muitas pessoas sentem calafrios na espinha só por ouvir o tema do programa de televisão Fantástico! Imediatamente lembram que terão pela frente mais uma semana de trabalho e já começam a sofrer os efeitos da síndrome.
"A síndrome da segunda-feira não chega a ser uma patologia, mas é um sintoma de que algo não vai bem na vida daquela pessoa. Por isso mesmo, o mais importante a fazer é tentar identificar as suas causas. Em muitos casos, essa síndrome não está relacionada apenas à vida profissional. Pode ser motivada também pelos estudos e até mesmo pelo casamento", alerta o psiquiatra Leonardo Gama Filho.
Uma das formas de lidar com essa síndrome é dar a nossa vida “cobertura e recheio”. Precisamos de cores e cheiros, risos, conversas, silêncio, prazer, responsabilidade, olho no olho, corpo livre e respiração profunda sempre!
Não podemos reduzir nossa vida aos finais de semana e ainda por cima com hora marcada.
Precisamos organizar nosso tempo com atividades prazerosas que envolvam toda a semana, ou pelo menos, alguns dias. Precisamos equilibrar nossos movimentos entre cuidar do outro, cuidar de nós mesmos, cumprir os compromissos que julgamos importantes e usufruir dos prazeres da vida.
Enfiem, resgatar o sentido da vida de segunda a segunda!