sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desentendimentos



Na nossa vida encontramos pessoas com diferentes temperamentos. Partilhamos o mesmo ambiente quer seja na escola, no trabalho ou na família. 

Nos relacionamentos frequentemente vemos separações por mal entendidos, as pessoas afastam-se magoadas pela falta de compreensão.

O indivíduo que tenta se vingar do que sente como agressão através da raiva, das atitudes inconsequentes, das mentiras, dos gestos antipáticos, das provocações, do orgulho acaba por afastar de si a outra pessoa e cria um circulo vicioso de mágoa e ressentimentos. 

O relacionamento sadio acontece quando conseguimos expressar nossas opiniões de modo claro e objetivo sem ferir ou inferiorizar outras pessoas. 

Diante dos desentendimento precisamos aprender a nos posicionar e principalmente considerar quais as razões que levam a outra pessoa a ter um parecer diferente dos nossos.

Temos nossos objetivos naquilo que assumimos viver e por esse motivo é imprescindível nos abrir a possibilidade de agir de forma diferente diante de situações que se repetem em nosso convívio diário. 

Encerro aqui com um trecho da música Metal contra as nuvens (Legião Urbana)

“ E nossa história não estará pelo avesso

Assim, sem final feliz.

Teremos coisas bonitas pra contar.

E até lá, vamos viver

Temos muito ainda por fazer

Não olhe pra trás

Apenas começamos.

O mundo começa agora

Apenas começamos”.



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Entendendo conceitos de Psicologia



É muito comum algumas pessoas questionarem em terapia o que significam alguns conceitos como ansiedade, medo, auto-estima e outros... pensando nisso postarei no blog de tempos em tempos explicações resumidas acerca de algumas denominações. 

Ansiedade: é uma sensação difusa, inexplicável que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos, fome exagerada, medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e outros.

Auto-estima: capacidade que uma pessoa tem de confiar em si mesma, de sentir-se capaz de enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio.

Agressividade: podemos dizer que as pessoas de “pavio curto” são aquelas que quando percebem que não estão agradando atiram pedras.  Essas pessoas precisam entender que problemas existem para serem resolvidos.

Falta de atenção: indivíduo apresenta dificuldades em sustentar a atenção, e/ ou alternar o foco atencional, por curto período de tempo, mesmo durante as atividades cotidianas.

Inquietação motora: o sinal característico da hiperatividade é a dificuldade ou inabilidade de se manter quieto e calmo, com intensa agitação motora, mesmo em situações consideradas inapropriadas.

Timidez excessiva: manifesta-se através da tensão e inibição em situações sociais que interferem e dificultam a realização de objetivos pessoais ou profissionais de uma pessoa.

Falta de limites: Indisciplina com relação a horários, desorganização ou birra quando as vontades não são satisfeitas, são alguns dos comportamentos específicos de pessoas que evidenciam a falta de limites.  Por isso, a importância de ter regras e normas de forma adequada desde pequenos e durante todo o seu desenvolvimento de uma criança. 

Medo: o medo faz parte da vida de todos e trata-se de um instinto de sobrevivência.  É um fator de proteção contra os perigos e adversidades que as pessoas adquirem ao longo da vida.

Lembre-se:  essas são apenas algumas definições.   Enquanto questões comportamentais elas envolvem muito mais do que isso!


Procure um profissional.  Seja feliz!